
I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança "Refletir o presente...
Projetar o futuro"
Oradores convidados
Amélia Monteiro
Enfermeira especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Mestre em ciências de enfermagem. Desempenhou funções no hospital geral de Santo António, hospital Maria Pia e Centro Hospitalar do Porto, sempre na área materno infantil. Enfermeira diretora no hospital Maria Pia entre 1999 e de 2007. Enfermeira do conselho de gestão do Centro Materno Infantil do Norte entre 2007 e 2012. Presidente da mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros desde abril de 2010, tendo anteriormente integrado a comissão de especialidade. Assistente convidada na universidade Fernando Pessoa.
Painel - Projetar o futuro das crianças em Portugal
Bárbara Menezes
É Licenciada em Enfermagem desde 1979, com a Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desde 1998. É Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil da DGS, representante do Ministério da Saúde no grupo de apoio ao V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género e, na Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. É Membro da Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente. É representante do Ministério da Saúde no Programme Manager Violence and Injury Prevention da WHO Regional Office for Europe. É avaliadora Externa da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés em colaboração com o Comité Português da UNICEF. É coautora de diversos manuais da DGS. Foi representante do Ministério da Saúde no grupo de trabalho que realizou a revisão do Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Despacho nº118/2014, 24 de janeiro. Recebeu inúmeros prémios como “Prevenção da Doença”, atribuído pelo Alto Comissariado para a Saúde em 2009, e o Prémio Dr. João dos Santos em 2007, atribuído pela Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Integra o corpo docente de 2º ciclo de estudos na Escola Nacional Saúde Pública, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. É orientadora de estágios de enfermeiros durante os Cursos de Mestrados. Realizou um estágio profissional no Oxfordshire Community Health Unit e na Oxford Hospitals, no âmbito de Community Paediatric Nursing Services.
Painel - Projetar o futuro das crianças em Portugal
Carolina Alves Pereira, Product Developer
Carolina Alves Pereira tem formação em História da Arte e Marketing, e juntou os seus Nutri-Powers artísticos à equipa da Nutri Ventures para ajudar a concretizar todos os projetos globais nas áreas dos eventos e educação.
Sobre a Nutri Ventures:
A Nutri Ventures é a primeira marca de entretenimento infantil no mundo a promover a alimentação saudável. Criada em 2010, a empresa 100% portuguesa dedica-se ao desenvolvimento de conteúdos de entretenimento que promovem uma alimentação saudável, tendo já desenvolvido uma série de animação infantil, uma plataforma digital e conteúdos musicais.
Em Portugal, a Nutri Ventures juntou-se à Associação Portuguesa de Nutricionistas para garantir que as mensagens nutricionais que passa são as mais indicadas, e tem estabelecido parcerias com o Ministério da Educação e com o Ministério da Saúde para fazer chegar a causa da alimentação saudável ao maior número possível de crianças.
A Nutri Ventures está atualmente presente em mais de 30 países.
O projeto Nutri-Mestres foi desenvolvido em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação, e destina-se a todos os profissionais de educação e saúde que lidam com crianças dos 4 os 10 anos diariamente, tais como professores, nutricionistas, enfermeiros, médicos, entre outros.
Tem como objetivo disponibilizar materiais educativos gratuitos, relacionados com o tema da alimentação e promoção de estilos de vida saudável, todos tendo por base a história e as personagens Nutri Ventures. Aqui (www.nutri-mestres.pt) estão ao dispor vídeos, materiais decorativos, diplomas e fichas de atividades de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Estudo do Meio, Matemática, Artes, Música e Educação Física para que possa tornar mais divertida a tarefa da educação saudável.
David Richards
David is Professor of Mental Health Services Research at the University of Exeter. He runs the University's Complex Interventions Research Group. He is at the forefront of national and international efforts to improve access to treatment for those suffering from high prevalence mental health problems such as depression. This work involves developing and testing evidence based treatments, and then translating alternative models of treatment delivery into routine clinical environments. David led the development of the low-intensity treatment methods at the heart of the UK Department of Health's 'Improving Access to Psychological Therapies' (IAPT) programme from its inception in 2005 and was Clinical Informatics Advisor to the IAPT programme from 2008-2011.
David is a National Institute of Health Research Senior Investigator, one of only four nurses in the senior NIHR faculty. He is also President of the European Academy of Nursing Science and chair of the REFLECTION Research Network Programme, funded by eight European research councils and academies (including the MRC) managed through an award from the European Science Foundation. REFLECTION is an interdisciplinary European Faculty of researchers in nursing, equipped to design, plan and implement programmatic, mixed methods and complex interventions research in nursing. It runs Europe-wide master-classes and summer schools for early stage and experienced researchers. He has recently co-edited the first ever comprehensive textbook on complex interventions research methods, published April 2015.
Conferência - Nursing as a Complex intervention
Pedro Moreira
Pedro Moreira é Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. É Nutricionista, Doutor em Nutrição Humana, e Agregado em Alimentação e Nutrição Humana. Desde final de 2014 é Diretor da FCNAUP. Apresenta 95 publicações e mais de 500 citações, com uma vasta rede de coautores dispersos por todo o mundo. Participa ativamente em várias reuniões científicas, é perito na avaliação de projetos e pertence ao corpo editorial de revistas científicas.
Conferência - Volta ao futuro: saúde e alimentação
Goreti Mendes
Licenciada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Mestre em Promoção e Educação para a Saúde pela Universidade de Trás-os-Montes-e-Alto-Douro e doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde, Lisboa, Maria Goreti Silva Ramos Mendes é Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Em 2012 obteve o Título de Especialista para a área de Enfermagem. Dedica-se em exclusividade à docência, em termos profissionais. Os seus interesses científicos e de investigação podem ser identificados com as seguintes áreas: i)Ciências da Saúde/Enfermagem – Saúde da Criança, do Jovem e da Família; ii) Cuidar da Criança/Família em contexto de hospitalização; iii) Cuidados Paliativos; iv) Ciências Sociais e Humanas - Comunicação e relação interpessoal no cuidar; v) Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular. Ao longo da sua atividade como docente tem desenvolvido investigação neste âmbito sendo autora de vários trabalhos científicos apresentados em reuniões e congressos científicos, nacionais e internacionais. Tem desenvolvido ainda ações de formação no âmbito da Saúde em geral e na Enfermagem em particular. Da sua atividade, e nomeadamente, no domínio da interação com a sociedade salienta-se o trabalho interinstitucional desenvolvido, designadamente em projetos de parceria. Tem contado com a participação em órgãos de gestão da Escola e da Universidade.
Painel - Desenvolvimento e produção do conhecimento: influências e tendências
Sara Araújo
Professora-Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), onde coordena o Mestrado em Educação Pré-Escolar e a Unidade Técnico-Científica de Supervisão na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, com licenciatura e mestrado em Psicologia pela mesma universidade. É membro da Direção da Associação Criança e Country Coordinator para Portugal da European Early Childhood Education Research Association. É ainda membro do Conselho Técnico-Científico da ESE-IPP e membro do Conselho Científico do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (ESE-IPP), onde é investigadora. É ainda investigadora integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Tem investigado nas áreas da pedagogia da infância, qualidade dos contextos de creche e investigação praxeológica.
Painel - Desenvolvimento e produção do conhecimento: influências e tendências
Elisabete Pinto
Elisabete Pinto, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e doutorada em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Auxiliar Convidada na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), onde leciona várias disciplinas na licenciatura de Ciências da Nutrição, bem como em diferentes pós-graduações e mestrados. Integra a comissão coordenadora da Pós-graduação de Nutrição e envelhecimento e na pós-graduação de Nutrição Pediátrica: da conceção à adolescência. Desenvolve investigação no Centro de Biotecnologia e Química Fina da ESB-UCP, bem como no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação são a epidemiologia nutricional e a nutrição e saúde pública, com ênfase nos extremos do ciclo de vida - gravidez/ infância e envelhecimento.
Painel - Desenvolvimento e produção do conhecimento: influências e tendências
Zaida Charepe
Enfermeira desde 1995 tendo concluído, a especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em 2008. Mestre em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Comunicação em Saúde pela Universidade Aberta, sendo a área de especialização: Intervenção em Enfermagem. Doutora em Enfermagem, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, tendo realizado uma Tese subordinada à temática: “O Impacto dos Grupos de Ajuda Mútua no Desenvolvimento da Esperança dos Pais de Crianças com Doença Crónica: Construção de um Modelo de Intervenção Colaborativa”. É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva (APEIPP), e Vice-Presidente da Associação de Amigos e Pais da Criança com Doença Crónica. Tem desenvolvido investigação, ações de formação e publicação artigos no âmbito do cuidar da criança em contexto de hospitalização e doença crónica; ajuda mútua; espiritualidade em saúde e esperança. Atualmente exerce funções como Professora Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Conferência - Crescer na (in)diferença e lado a lado com a esperança
Constança Festas
Concluiu Curso de Doutoramento em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa em 2014. É licenciada em Enfermagem e em Ciências da Educação e Professor Associado na Universidade Católica Portuguesa e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Desde 2015, integra o CIIS (Centro de Investigação Interdisciplinar de Saúde) da Universidade Católica como Investigador integrado, desenvolvendo investigação no Projeto Capacitar para Escolher Saúde na Escola, tendo por base a investigação associada ao Doutoramento em Enfermagem, desenvolveu e liderou o Projeto Enfermeiro na Escola (2009 a 2014). Orienta dissertações de Mestrado, monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização e trabalhos de conclusão de curso de licenciatura.
Painel - Ser criança nos dias de hoje
Laborinho Lúcio
Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado, casado, natural da Nazaré. Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a classificação de 16 valores. Foi Delegado do Procurador da República nas Comarcas de Seia, Fundão e Santarém; Juiz de Direito nas Comarcas de Oliveira do Hospital e de Tábua; Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra; Inspetor do Ministério Público; Procurador-Geral Adjunto; Diretor da Escola de Polícia Judiciária; Diretor do Centro de Estudos Judiciários; Secretário de Estado da Administração Judiciária; Ministro da Justiça; Deputado à Assembleia da República; Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré; Docente de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa; Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores; Vogal do Conselho Superior da Magistratura. É atualmente Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho; e Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Com intensa atividade cívica, é membro dirigente de várias associações, entre as quais se destacam a APAV e a CRESCER-SER, das quais é sócio fundador. Com artigos publicados e inúmeras palestras proferidas sobre temas ligados, entre outros, à justiça, ao direito, à educação, aos direitos humanos e à cidadania em geral, é autor de livros como «A Justiça e os Justos», «Palácio da Justiça» e «Educação, Arte e Cidadania». Premiado na área da Psicologia, foi agraciado por Sua Majestade, o Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, pela sua acção como Ministro da Justiça no âmbito da União Europeia; e por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, pela sua ação como Ministro da República.
Painel - Ser criança nos dias de hoje
Zélia Anastácio
Zélia Anastácio é Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal) e em Didática da Biologia, Saúde e Ambiente pela Universidade Claude Bernard Lyon-1 (France) (co-tutela), Mestre em Promoção/Educação para a Saúde e Licenciada em Biologia/Geologia pela UTAD.
É Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Tem coordenado projetos de investigação na área da Educação para a Saúde e para a Sexualidade e integrados outros projetos com financiamento nacional e internacional. A sua investigação no âmbito da promoção e educação para a saúde tem-se focado mais na educação para a sexualidade, embora também investigue noutros domínios da saúde infantil, como sono, higiene oral, alimentação e emoções. É autora e editora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos em publicações nacionais e internacionais e tem orientado doutoramentos e mestrados.